

pesquisa viva
A pesquisa começou a fazer parte da minha vida durante experimentações na monitoria que ministrava no LEV - UFG e a partir deste contato com as estruturas acadêmicas da universidade fui me interessando cada vez mais por esse mundo. A conexão foi definitiva quando entrei no grupo de pesquisa em 2024 e ao mesmo tempo estava escrevendo meu TCC, que foi a cartada final para minha paixão com a pesquisa.

LEIA AQUI --------------------

"Sempre tive em mim uma inquietação e isso me levou a cursar a graduação em Direção de Arte. Durante essa experiência percebi como essa área se conecta, de fato, com o que fiz a vida toda: criar como forma de pensar, elaborar a criação com o fazer, tornar real aquilo que minha cabeça entendia e delineava do mundo e suas formas."
-ANA CLARA COSTA,2024-
Este trabalho tem como objetivo registrar e investigar o meu processo de criação artística e, a partir dele, construir três experimentos impressos: um zine, um livro e um pôster. No processo de criação deste material, enxergar a mão como o principal órgão executor me possibilitou entender como minha forma de trabalhar está conectada aos fazeres manuais e me permitiu uma experimentação prática envolvendo diversas linguagens bidimensionais.
Palavras-chave: Experimentos impressos, processo de criação, manualidades.
resumo
Defendido em 12 de dezembro de 2024 meu tcc foi a porta de entrada definitiva para a minha relação com a pesquisa criar raízes cada vez mais fortes. A pesquisa com viés autobiográfico busca investigar meus processos criativos relacionados com manualidades, memória e afeto. A partir deste trabalho aflorei também a relação pela criação de experimentos impressos, zines, livros, mapas e outros projetos que permitam esta cartografia afetiva.